Você está aqui

SCR - Sistema de Informação de Crédito

RESOLUÇÃO nº 3.658/2008 do Banco Central do Brasil

O que é SCR?
A sigla SCR significa Sistema de Informação de Crédito, que é, na verdade, um banco de informações relativas às operações de crédito e suas garantias, quando aplicáveis, contratadas junto à Olé Consignado, por contrapartes, seja físicas, seja jurídicas, em conformidade com o regulamentado pelo Banco Central do Brasil.

Quais são as finalidades e o uso das informações do SCR?
São utilizadas para que os interessados no Sistema Financeiro Nacional possam ter informações seguras, possibilitando o acompanhamento das operações de crédito perante as instituições financeiras. Cabe destacar que o acesso às informações é restrito ao cliente, contratante da operação de crédito, e às instituições financeiras, desde que devidamente autorizadas pelo titular do crédito, no caso, o cliente.
O Banco Central do Brasil, como agente regulador do Sistema Financeiro Nacional, usa tais informações para acompanhar recursos depositados pelos clientes nas instituições financeiras e proteger o mercado como um todo. Na perspectiva das instituições financeiras, essas informações são úteis na medida em que são subsídios para estabelecimento das políticas de crédito e, consequentemente, das taxas de juros praticadas. Quanto menor o risco da operação, menor tende a ser a taxa de juros ofertada.

Como faço para consultar minhas informações?
Cabe destacar que o acesso é gratuito. O primeiro passo é se cadastrar, via internet, no Banco Central do Brasil e acessar seus dados cadastrados no SCR. Outra opção é obter relatórios com as informações desejadas diretamente na Central de Atendimento ao Público do Banco Central. Para tanto, é necessária a apresentação dos documentos exigidos.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone 0800 979 2345 ou pelo site http://www.bcb.gov.br/?SCR.

Como devo proceder caso sejam constatadas informações divergentes do SCR?
Solicite a retificação dos dados ao SAC Olé Consignado por meio do telefone 0800 726 7404. Caso não sejam satisfatórias, as informações obtidas também podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Público do Banco Central (levar identidade e CPF) ou pelo telefone 0800 979 2345.